Cada plataforma de redes sociais estabelece as suas próprias regras para partilhar imagens. Fique a par do guia dos tamanhos de imagens para redes sociais em 2024. Por conseguinte, é crucial estar a par dos tamanhos recomendados para imagens nas principais redes sociais globais, assegurando assim a otimização máxima das suas publicações, seja qual for o meio escolhido.
Está curioso sobre as dimensões ideais para imagens no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e WhatsApp? Se você, assim como muitos profissionais de marketing digital, possui essa dúvida recorrente, está no lugar certo.
Desenvolvemos um guia completo e atualizado com todas as medidas essenciais para criar imagens no tamanho adequado. Afinal, compreendemos o seu desejo de impressionar o seu público com um feed bem organizado e imagens atrativas. Quem não aprecia uma página assim, não é verdade?
No entanto, compreendemos também que acertar pode não ser fácil. Há diversas especificações para uma variedade de tipos de publicações em cada rede social. Por isso, estamos aqui para orientar!
Explore agora o nosso guia de dimensões para imagens em redes sociais ou consulte o índice para ir diretamente ao que deseja saber:
- Principais dimensões de imagens no Facebook
- Principais dimensões de imagens no Instagram
- Principais dimensões de imagens no Twitter
- Principais dimensões de imagens no LinkedIn
- Principais dimensões de imagens no YouTube
- Principais dimensões de imagens no Pinterest
- Principais dimensões de imagens no WhatsApp
- Quais são as dimensões de imagens no TikTok?
Principais tamanhos de imagens no Facebook
O Facebook destaca-se como a maior rede social global, abrangendo mais de 2,3 mil milhões de utilizadores, e oferece uma vasta gama de formatos de conteúdo na plataforma.
Inicialmente, limitava-se a publicações de imagens, partilha de links e vídeos. Com o tempo, o conteúdo de marca expandiu-se para além do feed, incluindo a utilização de grupos e eventos para interagir com a audiência. Recentemente, foram introduzidas as histórias no Facebook, além da opção de realizar anúncios na plataforma.
Para todas essas opções, é crucial produzir imagens adaptadas aos diferentes espaços de publicação. A seguir, apresentamos todos os tamanhos de imagens essenciais para otimizar a sua presença no Facebook.
Importante destacar, no entanto, que ao partilhar um link externo, o Facebook automaticamente extrai uma imagem do site. Páginas de negócios têm a capacidade de personalizar essa imagem com o tamanho recomendado, mas perfis pessoais não possuem essa opção.
Por isso, ao inserir uma imagem no seu site, certifique-se de que está no tamanho adequado para garantir uma apresentação correta em qualquer partilha no Facebook.
Aqui estão os tamanhos recomendados:
Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook
- Imagem de capa: 851 x 315 px
- Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
- Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
- Imagem de perfil: 180 x 180 px
Postagens no Facebook
- Post com imagem: 1200 x 1200 px
- Post com link e imagem: 1200 x 628 px
- Facebook Stories: 1080 x 1920 px
Anúncios no Facebook
- Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
- Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
- Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

Sobre os formatos de anúncios, veja todas as especificações neste Guia de Anúncios do Facebook.
Principais tamanhos de imagens no Instagram
O Instagram destaca-se como uma plataforma social centrada no conteúdo visual, e a escolha acertada na produção de imagens desempenha um papel crucial no envolvimento com o público. Por outro lado, ao prestar atenção aos tamanhos apropriados, é possível cativar os seguidores. Esta é uma sugestão valiosa para quem utiliza o Instagram com objetivos empresariais.
Num primeiro momento, o Instagram restringia as publicações ao formato quadrado no feed. Com o tempo, os utilizadores ganharam a possibilidade de publicar em formato horizontal, vertical ou nos stories, alargando assim as opções disponíveis.
Nas dimensões indicadas abaixo, oferecemos recomendações para os formatos quadrado, vertical e horizontal do feed. No entanto, é viável ajustar a altura conforme preferido, desde que se mantenha dentro dos limites estipulados pela plataforma.
É essencial notar que, ao visualizar o seu feed, os utilizadores veem as imagens no formato quadrado. Assim, ao organizar o feed, é aconselhável estar atento às informações que o Instagram poderá cortar nas publicações de outros formatos.
Confira agora todos os tamanhos de imagens para Instagram:
Perfil no Instagram
- Imagem de perfil: 720 x 720 px
Posts no Instagram
- Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
- Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
- Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)
Instagram Stories
- Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)

Sobre os formatos de anúncio, você pode conferir os requisitos de design do Instagram para anúncios no feed e para anúncios nos stories.

Principais tamanhos de imagens no Twitter
Aqueles que acreditam que o Twitter perdeu a sua relevância estão profundamente equivocados. Esta rede social mantém um público leal, composto por indivíduos que apreciam seguir notícias em tempo real, ficar a par dos acontecimentos mundiais e informar-se sobre as últimas tendências.
Embora o Twitter tenha nascido como uma plataforma para textos curtos, as imagens assumiram hoje um papel central nas publicações. Portanto, um guia sobre os tamanhos de imagens para redes sociais não pode negligenciar o Twitter.
Assim como em praticamente todas as redes sociais, é crucial prestar atenção à foto de perfil, à imagem de capa e às imagens no feed no Twitter.
Embora seja possível publicar posts com dimensões variadas, é recomendável seguir os tamanhos e proporções indicados abaixo, que o Twitter utiliza para exibir imagens na linha do tempo. Dessa forma, o utilizador pode visualizar a imagem completa antes de expandi-la.
Entretanto, caso opte por dimensões diferentes, certifique-se de que as informações mais relevantes estão visíveis antes de serem expandidas.
Confira a seguir o tamanho das imagens para o Twitter:
Perfil e capa no Twitter
- Imagem de capa: 1500 x 500 px
- Imagem de perfil: 400 x 400 px
Postagem no Twitter
- Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
- Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

O Twitter também traz especificações para os formatos de anúncios, que você pode conferir neste link.
Principais tamanhos de imagens no LinkedIn
O LinkedIn destaca-se como uma rede social de caráter profissional, onde os utilizadores estão presentes para estabelecer conexões de negócios, procurar oportunidades de emprego, recrutar talentos, expandir a rede profissional, discutir tendências de mercado e construir a sua reputação.
A participação das empresas nesta plataforma deve, portanto, focar-se em fortalecer a sua imagem perante o mercado. Neste contexto, as imagens publicadas desempenham um papel essencial na construção de uma perceção positiva, consistente e profissional da marca.
No LinkedIn, é possível publicar imagens em dimensões variadas, mas é recomendável utilizar um tamanho padrão que seja apropriado para visualização tanto em desktop como em dispositivos móveis.
Postagens que contenham links têm as imagens redimensionadas se não estiverem no padrão estabelecido pela plataforma, sendo crucial seguir as dimensões recomendadas.
A seguir, apresentamos os tamanhos recomendados para imagens no LinkedIn:
Capa e perfil no LinkedIn
- Imagem de capa: 1536 x 768 px
- Imagem de perfil: 300 x 300 px
Postagem no LinkedIn
- Post com imagem: 1200 x 1200 px
- Post com link e imagem: 1200 x 627 px

O LinkedIn também permite a criação de Career Pages (Páginas de Carreira), que são páginas voltadas para a atração de talentos. Confira as especificações de imagens para esse tipo de página.
Principais tamanhos de imagens no YouTube
Imagine que o YouTube é composto apenas por vídeos? Aqueles que possuem um canal na plataforma de vídeos mais popular do mundo também precisam lidar com imagens e suas diferentes dimensões.
No YouTube, é essencial ter imagens de capa, perfil e miniaturas (thumbnails) dos vídeos.
No que diz respeito à imagem de capa, é importante ter em mente que o tamanho pode variar consideravelmente, dependendo do dispositivo do utilizador (TV, desktop, tablet ou smartphone).
Por essa razão, sugerimos o uso da área segura para incluir as informações cruciais na capa, como o nome ou slogan do canal.
Além disso, as miniaturas (thumbnails) merecem uma atenção especial. Elas surgem para o utilizador quando este pesquisa por algum vídeo no YouTube e no Google, ou quando acede ao seu canal.
Assim, a miniatura atua como um argumento persuasivo para que o utilizador clique e assista ao vídeo completo. Portanto, capriche na produção para convencê-lo de que vale a pena ver o seu vídeo!
A seguir, saiba os tamanhos de imagens para YouTube que você precisa utilizar:
Perfil e capa no Youtube
- Imagem de capa do canal (Informações principais: 1546 x 423 px):
- TV: 2560 x 1440 px
- Desktop: 2560 x 423 px
- Tablet: 1855 x 423 px
- Smartphones: 1546 x 423 px
- Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px
Thumbnail no Youtube
- Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px

Você também pode conferir as especificações do YouTube para a arte da capa do canal e até baixar um modelo para produzir a sua.
Principais tamanhos de imagens no Pinterest

À semelhança do Instagram, o Pinterest é uma rede social totalmente centrada no aspeto visual. Aqui, é fundamental cativar os utilizadores com imagens atrativas e bem produzidas, além, claro, de respeitar as dimensões adequadas.
As publicações no Pinterest são bastante flexíveis em termos de altura. Ao aceder à plataforma, é comum deparar-se com vários “pins” bastante alongados, muitas vezes apresentando infográficos.
Não há problema algum em adotar essa abordagem, mas a proporção que sugerimos abaixo é a mesma que a plataforma recomenda, contribuindo para uma experiência mais satisfatória para o utilizador.
Também é crucial prestar atenção ao tamanho das imagens de capa. Afinal, elas resumem o conteúdo dos painéis e auxiliam o utilizador na decisão de clicar ou não. Portanto, também devem ser cuidadosamente produzidas.
Confira agora quais são os tamanhos de imagens para Pinterest que você deve usar:
Perfil no Pinterest
- Imagem de perfil: 720 x 720 px
Pins e capas de pastas no Pinterest
- Pin: 1000 x 1500 px (recomendado)
- Capa das pastas: 200 x 200 px

Neste link, você pode ver as recomendações do Pinterest para as imagens da plataforma.
Principais tamanhos de imagens no WhatsApp
Para obter informações sobre todos os tamanhos de imagens em redes sociais, é essencial considerar também o WhatsApp Business. Este aplicativo de mensagens tornou-se não apenas popular para a comunicação entre indivíduos, mas também para as estratégias de marketing empresarial.
Empresas começaram a criar grupos e listas de transmissão na plataforma para se conectar com o público, divulgar atualizações e envolver-se com conteúdos atrativos.
Naturalmente, as imagens desempenham um papel crucial nesta comunicação, transmitindo informações e influenciando a perceção das pessoas em relação à marca.
No WhatsApp, é necessário cuidar da imagem de perfil, das imagens que são enviadas e de como elas aparecem na conversa (thumbnail).
Mesmo que você envie uma imagem na orientação vertical ou horizontal (não há limite para essas dimensões), ela é apresentada em formato quadrado na conversa. Portanto, é fundamental prestar atenção ao que o thumbnail revela.
O aplicativo também oferece o WhatsApp Status, funcionando semelhantemente aos stories do Instagram. Esta funcionalidade é ainda pouco explorada pelas empresas, mas apresenta potencial. Vale a pena experimentar.
A seguir, confira o tamanho das imagens para WhatsApp:
Perfil no Whastapp
- Imagem de perfil: 192 x 192 px
Thumbnail e Status no Whatsapp
- Thumbnail da imagem na conversa: 600 x 600 px
- WhatsApp Status: 1080 x 1920 px

Quais são os tamanhos de imagens no TikTok?
O TikTok é uma plataforma de partilha de vídeos pertencente à empresa chinesa ByteDance. Lançado em 2017, rapidamente se tornou uma sensação global, atingindo a marca de 1 bilhão de utilizadores ativos em todo o mundo em 2021, de acordo com dados da própria plataforma.
A popularidade massiva deve-se à abundância de vídeos criativos e autênticos produzidos pelos utilizadores, pois o TikTok permite a criação de vídeos curtos repletos de recursos, como música, texto e efeitos especiais.
O que inicialmente era uma ferramenta para que os jovens partilhassem vídeos divertidos transformou-se à medida que as empresas perceberam o potencial de alcance proporcionado pelo formato de produção de conteúdo único do TikTok para a promoção de marcas, produtos e serviços.
Atualmente, a plataforma oferece diversos recursos para campanhas de marketing, criação de anúncios e mais. Portanto, o TikTok tornou-se um excelente canal para empresas divulgarem suas marcas e alcançarem seu público-alvo.
Assim como em qualquer outro canal digital, é crucial prestar atenção especial aos formatos de imagens e vídeos utilizados na plataforma para garantir que o conteúdo seja apresentado de forma eficaz em vários dispositivos. Por conseguinte, é importante utilizar os tamanhos recomendados para assegurar a qualidade visual do conteúdo. Consulte os formatos padrão utilizados pelo TikTok a seguir.
Foto de perfil
As configurações do arquivo para a foto do perfil são:
- dimensão mínima: 20 x 20 pixels;
- dimensão recomendada: 200 x 200 pixels;
- formatos aceitos: JPG, JPEG, PNG;
- tamanho máximo do arquivo: até 500 MB.
Vale ressaltar que a proporção ideal para a imagem é de 1:1, ou seja, ela deve ser em formato quadrado para melhor se adequar ao espaço disponível para ela.
Vídeos
Como o TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, é preciso ter atenção em relação à diversos detalhes relativos à sua produção. A recomendação da plataforma é que a orientação do vídeo seja vertical ou no formato retrato, ou seja, na proporção 9:16.
Isso porque os vídeos gravados nessa proporção são mais naturais ao formato do dispositivo, que tem a largura menor que o comprimento. Além disso, os vídeos gravados no formato paisagem, que tem a proporção 16:9, não são exibidos em toda a tela do aparelho. Confira as outras recomendações para a produção de vídeos:
- proporção: 9:16;
- duração dos vídeos: 15s, 60s e até 3 minutos;
- formatos aceitos: .mp4, .mov, .mpeg, .3gp ou .avi;
- capacidade de upload de vídeos: 287.6 MB em dispositivos iOS e 72 MB em dispositivos Android;
- resolução recomendada: 1080 x 1920 pixels.
Anúncios
O TikTok disponibiliza a ferramenta TikTok for Business para a divulgação de anúncios na plataforma. Confira as configurações recomendadas para a criação de vídeos:
- resoluções: 720 x 1280 pixels em proporção 9:16, 640 x 640 pixels em proporção 1:1 e 1280 x 720 pixels para proporção 16:9;
- tamanho do arquivo: 500 MB;
- formatos aceitos para anúncios em vídeo no feed de notícias: .mp4, .mov, .mpeg, .3gp, .avi ou .gif.
Enfim, agora você já conhece os tamanhos de imagens para redes sociais que precisa para produzir os conteúdos da sua estratégia nesses canais.
Essa é uma parte essencial do Marketing Digital, já que cada vez mais o público online consome conteúdos visuais. Então, as imagens precisam ser bem produzidas e alinhadas ao branding para transmitir o que a marca quer passar para o seu público.
