Marketing e Comunicação, Dicas

Branding de Empresa

branding mockup

Um branding de empresa é muito mais que um simples logótipo. Trata-se de um sistema de elementos de design, como cor, forma, imagem, textura, tipografia, padrões e materiais, criado para comunicar os valores de uma empresa a um público-alvo. A aparência, a atmosfera e o comportamento de uma branding de uma marca são capazes de desencadear associações, expressar valores e criar fidelidade com os clientes. Um branding de empresa eficaz, ganha fluência cultural ao longo dos anos, estabelecendo uma comunicação única com o seu público. As caixas azuis da Tiffany, os arcos dourados do McDonald’s e o cavaleiro montado no cavalo que toca a trombeta dos CTT representam identidades visuais que se beneficiaram depois de décadas de reforço junto ao público. Para criar uma nova linguagem partindo do zero, os designers utilizam o poder comunicativo de elementos visuais e referências culturais.  

Como construir um branding para empresa 

1 – Defina o público 

Antes de decidir que linguagem usar, precisa de saber com quem está a falar. Identifique quem irá receber ou interagir com a sua marca, levando em consideração fatores como, idade, estilo de vida e grau de escolaridade. 

2 – Crie um vocabulário 

Uma vez que estiver confiante acerca de seu público, construa um conjunto de elementos verbais/visuais que possam ser aplicados com eficácia aos veículos que transmitirão as mensagens da marca 

3 – Decida a ordem 

Enfatize os elementos da marca de acordo com uma hierarquia: Qual é o componente mais importante? E o menos importante? Quais são os valores espaciais, cromáticos, composicionais e de escala que situam cada elemento dentro de uma ordem definida?  

4 – Aplique sistematicamente 

Estabeleça modos de aplicar o seu branding. Explore o quão rígidas ou flexíveis serão as regras de aplicação para diferentes veículos, embalagens, placas, uniformes, crachás, etc.. Tente aplicar os elementos de maneira surpreendente, como, por exemplo, ampliando a escala, envolvendo os cantos e usando elementos de sangria. 

5 – Documente todos os elementos 

Se estiver a fazer uma apresentação de proposta conceitual para um cliente ou criando um manual de instruções para um branding, tenha o cuidado de organizar, explicar e documentar os elementos incluídos na marca. 

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